Nova decisão da Justiça Federal afeta Hospital da Ulbra

    A Justiça Federal de Canoas determinou, na manhã da terça-feira (05), em sentença proferida pelo Juiz Federal Guilherme Pinho Machado, a liberação de mais de 8 milhões de dólares em materiais hospitalares comprados pela Ulbra e apreendidos pela Receita Federal, além de pagamento de 5% do valor da causa a título de honorários advocatícios.

    Os produtos foram adquiridos na Espanha, em 2005, pela antiga gestão do ex-reitor Ruben Becker e apreendidos pela falta de pagamento de impostos. Dentre eles, há aparelhos para diagnósticos, materiais para cirurgia, macas especiais, entre outros.

    A atual administração da Ulbra solicitou a liberação dos produtos pela Receita Federal, alegando condição de entidade filantrópica. Entretanto, o Magistrado entendeu que a mantenedora do hospital, Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, não possui tal condição, levando em conta todas as atividades por ela custeadas (como Colégios, Faculdades, rede de Rádio e Televisão, time de futebol, museu, etc), o que inviabiliza a isenção de impostos. Mesmo assim, determinou a liberação do material devido à atual situação da saúde no Estado, entendendo que a população não deve ser penalizada pela não utilização desses produtos pelos hospitais da entidade em funcionamento e pelos que podem ser reabertos. A Receita Federal tem 30 dias para cumprir a ordem. Da decisão cabe recurso do TRF da 4ª Região.

    Fonte: Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org