Anatel volta a encerrar consulta sobre metas de universalização

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje que voltou a encerrar o prazo para receber contribuições da sociedade e do setor de telecomunicações sobre as alterações no Plano de Metas de Universalização (PMGU III). Ontem (5), a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu liminar que obrigava a agência estender este prazo até o dia 1 de novembro.

    A proposta impõe metas às concessionárias para o período de 2011 a 2015 e tem como objetivo aumentar progressivamente a oferta de telefones individuais; a ampliação das metas do "backhaul", para levar internet rápida para os municípios; a entrega de Acesso Individual Classe Especial (Aice), assim como a instalação de orelhões em áreas rurais. O novo plano tem o objetivo de reduzir os desequilíbrios dos serviços, principalmente, em relação à oferta de banda larga.

    A prorrogação do prazo da consulta atendia à determinação da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que expediu uma liminar a pedido das concessionárias, que haviam solicitado mais tempo para debater as mudanças impostas. As empresas alegam que as mudanças representarão investimentos que precisam de análise criteriosa.

    A agência reguladora argumenta, no entanto, que a prorrogação até o dia 1 de novembro inviabilizaria a implantação do PMGU III, que está previsto para ser aplicado a partir do dia 1 de janeiro de 2011. "Isso porque não haveria tempo suficiente para que o decreto presidencial que o oficializará entre em vigor", afirmou.

    Fonte: Valor Econômico

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org