Justiça Federal julga fraudes contra financiamentos bancários

    As fraudes contra financiamentos bancários deverão ser decididas pela Justiça Federal. O entendimento é da 3ª Seção do Superior do Tribunal de Justiça, que mandou a 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária de São Paulo julgar e processar as fraudes cometidas junto ao HSBC Bank Brasil S.A.

    No caso, havia conflito negativo de competência, ou seja, nenhum dos órgãos julgadores se considerava competente para analisar a matéria. O impasse se deu entre o juízo federal e o juízo de direito do Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária de São Paulo.

    O processo informa que empréstimos que deveriam ter sido destinados à aquisição de automóveis foram destinados para outros fins. Para o juízo federal, houve estelionato, crime previsto no artigo 171 do Código Penal. Por sua vez, o juízo comum entendeu que não caberia a ele o julgamento, uma vez que se tratava de ofensa ao artigo 19 da Lei 7.492/1986, que aborda o crime de obtenção de financiamento mediante fraude.

    É com essa última hipótese que concorda o relator do conflito de competência, ministro Og Fernandes. Para ele, o artigo 26 da mesma lei define como responsável para o julgamento a Justiça Federal. Isso porque os financiamentos tinham destinação específica, vinculados à aquisição de veículos no estado de São Paulo.

    Fonte: Site Consultor Jurídico (Conjur)

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org