Juiz federal que atuará em Guaíra (PR) toma posse

    O juiz federal substituto Edilberto Barbosa Clementino foi empossado hoje (6/10) no cargo de juiz titular da 4ª Região. Ele vai assumir a Vara Federal e Juizado Especial Federal Adjunto de Guaíra (PR), inaugurada no final de agosto. A solenidade de posse foi coordenada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, e ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência.

    Após prestar compromisso e assinar o termo de posse, Clementino recebeu a nova carteira funcional das mãos do diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Danilo Pereira Júnior. O primeiro titular da Vara Federal de Guaíra, localizada na fronteira do Paraná com o Mato Grosso do Sul e com o Paraguai, foi promovido pelo critério de merecimento.

    Clementino destacou seu orgulho em assumir a Subseção Judiciária de Guaíra, afirmando que pretende atender aos anseios da população local e dos municípios de Terra Roxa, Franscisco Alves e Mercedes, que estão sob a jurisdição da nova subseção. Até agora, a unidade estava sob a responsabilidade do juiz federal Luiz Carlos Canalli, diretor do Foro de Umuarama (PR). O novo titular também agradeceu a sua esposa e filha, presentes à cerimônia, pelo empenho e apoio à carreira.

    O presidente do TRF4 destacou que o cargo de juiz titular é muito importante porque, além do trabalho jurisdicional, proferindo decisões e sentenças, o magistrado passa a ter uma função administrativa, gerenciando a vara e, muitas vezes, a subseção. Darós salientou ainda a expectativa de Guaíra com a chegada da Justiça Federal à região, localizada em uma zona de fronteira e que sofre com a criminalidade, em especial com o contrabando de drogas e de armas. “Temos a tranquilidade de que a JF estará muito bem representada em Guaíra com a presença do juiz Edilberto Clementino”, concluiu o desembargador.

    Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro, vice-presidente do TRF4, Marga Inge Barth Tessler, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o juiz federal Guilherme Beltrami, convocado para atuar no tribunal, além de outros magistrados, servidores e familiares.

    Fonte: TRF4
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org