Presidente da Ajufe participa de abertura do II Seminário Internacional Brasil-Alemanha

    brasil_alemanhaO presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, participou nesta tarde (7) da abertura do II Seminário Internacional Brasil-Alemanha, que ocorre até o dia 9 de outubro no Plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife (PE). O evento é em homenagem ao grande jurista brasileiro Francisco Pontes de Miranda e está sob coordenação geral do juiz federal Márcio Mafra.

    Durante a solenidade, o presidente do TRF5, desembargador Luiz Alberto Gurgel, agradeceu ao presidente da Ajufe pela grande mobilização realizada dentro da categoria, que possibilitou que 140 juízes federais comparecessem já para a abertura do evento.

    Compuseram a mesa o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Federal de Justiça (CFJ), ministro Ari Pargendler, que dirigiu os trabalhos; o corregedor-geral de Justiça e diretor do Centro de Estudos Judiciários, ministro Francisco Falcão; o presidente do TRF5, desembargador Luiz Alberto Gurgel; o presidente do Superior Tribunal de Justiça da Alemanha, Joachim Bornkamm; o ministro do Tribunal Constitucional Federal, Reinhard Gaier; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Francisco Rezek; e o cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Thomas Wülfing. O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, ladeou os presidentes do Tribunais Regionais Federais e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux, um dos palestrantes do II Seminário.

    Acordos

    Também na cerimônia, os ministros Ari Pargendler e Francisco Falcão assinaram acordos de cooperação técnica entre Brasil-Alemanha, mais precisamente, do Centro de Estudo Judiciários do CJF com as universidades de Freiburgo e Humboldt.

    Evento

    Serão três dias dedicados ao ambiente jurídico-cultural dos dois países, onde se espera que a comunidade jurídica presente possa exercer uma crítica comparativa mais rica, tanto no aspecto material, quanto processual. O projeto do novo Código de Processo Civil brasileiro também será assunto constante dos debates.

    Entre os palestrantes estão o ministro do STF, Gilmar Mendes; o ministro do STJ, Luiz Fux; o ministro do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, Reinhard Gaier; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça da Alemanha, Joachim Bornkamm, além de renomados professores teuto-brasileiros. O curso será credenciado pela Enfam e integra o Programa de Aperfeiçoamento de Magistrados.

    Texto: Andréa Mesquita
    Revisão: Tinna Evangelista
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org