Justiça Federal barra restrição a propaganda de alimentos

    A luta pela implementação de hábitos saudáveis no público infantil do país levou um duro golpe na última semana de setembro. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obrigava, até 28 de dezembro, a publicidade de alimentos não-saudáveis a conter mensagens alertando para os riscos de seu consumo foi suspensa pela 16ª Vara Federal de Brasília.

    Segundo o advogado da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia, autora da ação) Luís Alberto Barroso, a contestação à resolução baseou-se no argumento de que a Anvisa não tem competência para tratar do tema. ”Jamais se pode admitir restrição à liberdade de expressão por ato de órgão do Executivo, pois isto equivaleria à censura”, disse.

    A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Mariana Ferraz, discorda. “É dever do Estado promover hábitos saudáveis. A decisão representa um retrocesso para as relações de consumo, uma vez que não foi levado em consideração o direito do consumidor à informação. Somente com transparência ele pode fazer suas escolhas da melhor forma”, destacou.

    Mariana diz, no entanto, que se os pais considerarem que seus filhos são estimulados a consumir alimentos não-saudáveis por meio da publicidade , podem recorrer à Justiça. “O Código de Defesa do Consumidor prevê penalidades contra a publicidade abusiva que se valha da deficiência de julgamento da criança”, ressaltou.

    Fonte: A Tarde

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org