Mais de 131 mil ações estão acumuladas na Justiça Federal do Maranhão

    martelo_de_juizO Maranhão tem 131.558 processos acumulados na Justiça Federal, de acordo com a Corregedoria Geral de Justiça da 1ª Região. Uma Correição Ordinária na Seção Judiciária do Estado foi iniciada ontem pelo corregedor-geral, desembargador federal Cândido Ribeiro. O procedimento faz parte de uma política de inspeção constante realizada nas Varas e órgãos subordinados a fim de verificar a boa ordem processual e administrativa. O objetivo é dar maior agilidade ao julgamento das ações. A última correição foi realizada em 2008.

    A inspeção prossegue até sexta-feira (15). Nesse período, serão inspecionados os processos físicos e virtuais. O desembargador contará com o auxílio dos juízes federais Antônio Oswaldo Scarpa, Jaiza Maria Pinto Fraxe e Jamil Rosa de Jesus Oliveira. Os trabalhos também serão auxiliados por servidores integrantes da equipe. Eles verificarão o andamento dos processos em todas as varas federais, analisando o cumprimento dos prazos dos procedimentos regimentais.

    Serão examinados os processos conclusos para sentença, as ações civis públicas, as ações populares, os mandados de segurança coletivos, as ações de improbidade administrativa e as ações criminais com réu preso. De acordo com Cândido Ribeiro, os processos mais antigos ganharão atenção especial. Segundo ele, há ações pendentes desde 2002.

    “Vamos identificar problemas e dificuldades operacionais. Alguns servidores têm um ritmo mais lento que outros. O trabalho na Justiça depende de todos”, declarou.

    Tramitação

    A 4ª Vara, de Execução Fiscal, tem 31.819 processos em tramitação, liderando o ranking de ações acumuladas. A 9ª Vara, do Juizado Especial Federal, conta com o total de 18.882 processos, seguida pela 7ª Vara, Juizado Especial Federal Cível, com 19.699 processos (18.882 virtuais e 817 físicos) e pelo 1º Juizado Especial Federal de Imperatriz com 13.509 processos acumulados.

    A solenidade de abertura da Correição foi realizada no auditório do Tribunal Federal, em São Luís, com os juízes federais e diretores de secretaria das varas da capital. Durante a correição, o atendimento ao público e as audiências ocorrerão normalmente. “Não pararemos o trabalho durante o feriado. O objetivo é encontrar formas de solucionar os problemas, garantindo uma prestação de serviço de qualidade aos usuários”, disse Cândido Ribeiro.

    Fonte: Imirante.com

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org