PE: 5 são condenados por desviar remédios de 7 hospitais

    A Justiça Federal condenou cinco envolvidos em um esquema de desvio de medicamentos e materiais hospitalares de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Recife. O caso está sob responsabilidade da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar. Pelo menos sete hospitais públicos da capital foram atingidos e 51 pessoas denunciadas. O pedido foi do Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco.

    Os condenados eram receptadores dos produtos desviados por funcionários dos hospitais públicos. Os medicamentos eram revendidos a empresas de distribuição do ramo. Também era feita a falsificação de notas fiscais e a adulteração de embalagens dos remédios.

    As penas de prisão aplicadas aos condenados variam de cinco anos, seis meses e 20 dias até 14 anos, dois meses e 20 dias, além de multa. Os crimes cometidos foram receptação qualificada, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

    MPF vai pedir aumento de pena para 4 envolvidos

    Em duas ações, o MPF vai recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região para pedir o aumento da pena de quatro envolvidos no esquema, bem como a condenação pelo crime de peculato. O recurso tenta também a condenação da única participante da fraude absolvida pela 1ª instância da Justiça Federal.

    As condenações são desdobramentos da Operação Desvio, deflagrada em abril pelo MPF, Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O MPF já havia conseguido, em setembro, a primeira condenação relativa ao caso, de um homem que atuava como receptador dos remédios.

    Pelo menos sete hospitais públicos foram vítimas da fraude: Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Hospital das Clínicas, além da Farmácia do Estado de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a procuradora da República, novas denúncias podem ser feitas, pois as apurações relativas ao caso ainda não foram concluídas.

    Fonte: Terra

    Siga-nos no Twitter:
    http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org