Presidente da Ajufe dá palestra no seminário "Justiça na Escola"

    WedyO presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, participa na tarde de hoje (20), às 16h, do seminário “Justiça na Escola”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele dará palestra sobre o tema “Cidadania, Direitos, Deveres e Ação Social”. O evento acontece no auditório da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e terá também as participações do conselheiro do CNJ Felipe Locke, como mediador; do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares; da presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), Helen Crystine Sanches; e do presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Paulo Dimas Mascaretti.

    O seminário deve reunir 300 pessoas ligadas ao Judiciário e à comunidade escolar para debater essas questões. Na ocasião, o CNJ vai lançar uma cartilha da psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva que trata sobre bullying (violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender). A cartilha trará orientações sobre como tratar esse problema que tem sido comum atualmente nas escolas. Participarão do evento magistrados, representantes dos Ministérios da Educação, Justiça e da Saúde, diretores de escolas públicas do DF, defensores públicos, promotores, presidentes de associações de juízes, entre outros.

    A abertura do seminário ocorreu nesta manhã (20), com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, da Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, do conselheiro Felipe Locke e do desenhista Maurício de Sousa.

    Ao longo do dia, o seminário vai promover palestras e debates entre estudiosos, magistrados especialistas, representantes do governo Federal e da sociedade civil, além de conselheiros e membros do CNJ sobre problemas da infância e da adolescência, como o bullying, o uso de drogas e a violência nas escolas e a justiça restaurativa.

    Iniciativa

    O objetivo do Projeto Justiça na Escola, do CNJ, é aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e na prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes. Durante toda a semana, serão promovidos debates sobre temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, entre outros, com a participação de juízes, professores, educadores, psicólogos, alunos, pais, entre outros. A ideia é fomentar o trabalho conjunto entre a Justiça e as instituições de ensino no tratamento desses temas.

    SP e RJ

    Como parte da programação do “Justiça na Escola”, em São Paulo e no Rio de Janeiro, dois seminários vão reunir magistrados, educadores e outros profissionais para tratar destas questões.

    Em São Paulo, no dia 21 de outubro de 2010, o enfoque será para a “Justiça Restaurativa”, um método de solução de conflitos de enfoque comunitário pelo qual as pessoas afetadas pelo problema – adolescentes, pais, professores, e integrantes da rede de atendimento da Infância e da Juventude –  buscam um plano de ação que atenda às necessidades e garanta o direito de todos os afetados, com atribuição de responsabilidades (programação). No Rio de Janeiro, o tema será o bullying (programação).

    O “Justiça na Escola” é promovido pelo CNJ em parceria com as Coordenadorias de Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça de todo o país, associações de magistrados e órgãos ligados à educação.

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org