Presidente do TRF-4 é cidadão de Porto Alegre

    O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador federal Vilson Darós, acaba de receber o título de Cidadão de Porto Alegre. A sessão solene foi realizada no início da noite de ontem (19/10), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.

    Em seu discurso, o desembargador agradeceu a outorga do título, o que faz, segundo afirmou, com que sua vinculação com a capital gaúcha seja eterna e escrita com tinta indelével para a posteridade. “Carregarei esse título com orgulho pelo resto da minha vida”, salientou.

    A solenidade foi coordenada pelo vereador Nelcir Tessaro, presidente da Câmara, que abriu a cerimônia destacando a importância da noite em que o órgão legislativo municipal outorga o título a Darós, “por seus relevantes feitos à capital gaúcha”.

    Primeiro a falar, o vereador Reginaldo Pujol, autor da proposição, aprovada por unanimidade pela Câmara, destacou que o homenageado nos fornece um currículo, um exemplo a ser oferecido à sociedade gaúcha de uma pessoa que, pelo caminho correto e digno, se transformou em credor de homenagem. O vereador salientou a seriedade e dedicação que marcam a carreira de Darós.

    Também presente à sessão solene, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ressaltou a visão de futuro, coragem e ousadia do presidente do TRF4, “que está fazendo história, a qual deve ser seguida por todos”.

    Fortunati aproveitou a ocasião para anunciar que hoje (20/10), a prefeitura e o tribunal assinam um termo de cooperação técnica que permitirá a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) - desenvolvido pelo tribunal na atual gestão, comandada por Darós -, no âmbito da administração municipal. O SEI permite o processamento totalmente eletrônico dos procedimentos administrativos da corte, dispensado o uso de papel, agilizando a tramitação das ações e diminuindo a burocracia. “Temos aqui um visionário, um homem de coragem”, elogiou o prefeito.

    Darós refez, em seu discurso, toda sua caminhada de vida, desde sua saída de Vila Maria, então distrito de Passo Fundo (RS), para viver e trabalhar na capital gaúcha. Da vida no seminário marista, passando pelo trabalho como professor municipal em Porto Alegre, depois funcionário da Procuradoria-Geral do Município e advogado privado e do Banco Central, até assumir como juiz federal, em 1987. Na magistratura, exerceu diversos cargos, em especial o de diretor do Foro da JFRS, e já desembargador, corregedor regional da JF da 4ª Região, coordenador dos Juizados Especiais Federais, vice-presidente e, agora, presidente do TRF4.

    Ao encerrar, Vilson Darós destacou um fato interessante e simbólico: “comemoro meu aniversário na mesma data que esta maravilhosa cidade, dia 26 de março”.

    Fonte: TRF-4

    Siga-nos no Twitter:
    http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org