Comitê vai avaliar expulsão de militares gays

    WASHINGTON. Depois de uma briga que se arrastou na Justiça americana nos últimos dias acerca do recrutamento de oficiais gays, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, anunciou ontem um novo sistema que pode tornar mais difícil a expulsão de homossexuais assumidos do serviço militar americano.

    Gates, no entanto, confirmou que a prática do "Don"t Ask, Don"t Tell" (Não pergunte, não conte) é a política oficial das Forças Armadas.

    Segundo a nova regra, a secretaria de Justiça determinou que somente um comitê de cinco pessoas, formado por oficiais de alta patente da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em coordenação com outros dois membros das Forças Armadas, terá autoridade para expulsar gays e lésbicas que assumam publicamente sua orientação sexual, conforme determina a polêmica medida, criada em 1993 no governo do ex-presidente Bill Clinton.

    O anúncio segue um período de oito dias durante o qual a regra foi suspensa por determinação de juíza federal Virginia Phillips, da Califórnia, que a considerou inconstitucional.

    Num comunicado, Gates explicou que as mudanças não pretendem reduzir a quantidade de dispensas, mas apenas adotar uma política "mais clara e uniforme no momento de tomar a decisão em um tempo de incerteza legal" - uma vez que a questão deve voltar aos tribunais.

    O presidente americano, Barack Obama, garante que é contra a regra controversa, mas defende que ela só deve ser revogada após uma análise cuidadosa e com a participação do Congresso.

    Fonte: O Globo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org