JF dá prazo para que hospital instale mais leitos em UTI neonatal

    A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou que a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim) mantenha o funcionamento de pelo menos seis leitos na UTI neonatal da Casa de Saúde Dix-sept Rosado. Atualmente, toda a demanda da unidade é assistida com apenas três leitos.

    Deve ser concluída até sexta-feira, 29, a auditoria realizada pela Vigilância da Saúde e pelo Município que atesta as condições da Casa de Saúde para o credenciamento de outros três leitos na UTI neonatal. O prazo foi estabelecido ontem na audiência pública, convocada às pressas pelo promotor de Saúde, Gugliemo Marconi. As medidas foram estabelecidas pelo diretor administrativo da casa de saúde, médico André Neo, gerente de Saúde do Município, Jaqueline Amaral, representantes da Vigilância e o coordenador da auditoria do Município, Paulo Mendes.

    Os três leitos em funcionamento estão credenciados há mais de dois anos. De acordo com o diretor administrativo da casa de saúde, André Neo, o maior entrave agora é correr contra o tempo. Isso porque, de acordo com o promotor Guglielmo Marconi, a Justiça estabeleceu até o final de dezembro para que os seis leitos estejam em funcionamento. Os outros quatro leitos que estão em fase de credenciamento precisam vencer ainda a conclusão da infraestrutura, a auditoria do Município, a autorização da tripartite para, em seguida, ser encaminhada ao Ministério da Saúde, responsável pelo credenciamento, conforme explicação do diretor da unidade.

    Apenas a Casa de Saúde Dix-sept Rosado e o Hospital da Polícia são credenciados para realizar partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mossoró. O primeiro, no entanto, só atende partos normais e apenas a Dix-sept Rosado dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor estima que mensalmente são realizados 600 partos, uma média de 20 por dia.

    A relação da demanda com a quantidade de leitos é, em média, de 200 partos mensais por leito. Esperamos que o credenciamento dos outros leitos aconteça até o final do ano. Os leitos são uma necessidade para Mossoró e para as outras cidades da região , reforça André Neo.

    Devido à limitação na quantidade de leitos, André Neo estima que, desde 2008, quando os três leitos foram credenciados, os gastos da Dix-sept Rosado chegam a R$ 2,5 milhões.

    Fonte: Tribuna do Norte

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org