JF embarga construção de terminal pesqueiro na Ilha do Governador (RJ)

    A 23ª Vara de Justiça Federal do Rio de Janeiro embargou a construção de um mega-terminal pesqueiro na Ilha do Governador, devido à incompatibilidade legal e urbanística deste empreendimento industrial com o Zoneamento Urbano municipal, já que o local é Zona Residencial.

    O terminal também provocaria fortes impactos viários (cerca de 600 caminhões de pescado por dia trafegando até de madrugada pela única via de acesso ao bairro); perigo aéreo (parecer técnico da Aeronáutica alerta para o aumento do risco de colisões de aeronaves devido à proliferação de aves no local, já que está dentro de uma Área de Segurança Aeroportuária e do Cone de aproximação dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont); impactos urbanísticos e desvalorização imobiliária na região.

    A juíza Maria Amelia Almeida Senos de Carvalho considerou "que o Município apresentou uma contestação dúbia, onde afirma que a Secretaria de Meio Ambiente se opôs ao empreendimento, o que é negado pelos documentos apresentados pela União", tendo decidido pelo embargo do terminal e determinado à União Federal (Ministério da Pesca) que se abstenha de construir o terminal pesqueiro da Ribeira (Ilha).

    Além disso, a juíza determinou ao Município do Rio de Janeiro que se abstenha de deferir licenciamento ao empreendimento sob pena de sofrer multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

    Fonte: JB Online

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org