JF recebe denúncia contra Promotores ligados a escândalo no DF

    A Justiça Federal recebeu a primeira denúncia relativa ao escândalo de corrupção que no ano passado assolou o Distrito Federal e culminou na prisão do ex-governador José Roberto Arruda. Na ação encaminhada pelo Ministério Público o ex-Procurador-Geral de Justiça, Leonardo Bandarra, e a promotora Deborah Guerner, são acusados de receber propina para evitar investigações que trouxessem problemas para o governo.

    O processo corre sob segredo de Justiça e está nas mãos do desembargador Antônio Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal (TRF). Além desta ação corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o inquérito que apura o pagamento de mesadas para membros da Câmara Legislativa do Distrito Federal, mas a denúncia ainda não foi apresentada.

    Segundo o principal delator do esquema, Durval Barbosa, Bandarra teria recebido R$ 1,6 milhão e uma mesada de R$ 150 mil para antecipar informações sobre investigações conduzidas pelo Ministério Público local e para não barrar um suposto esquema de cobrança de propina de empresas de ligadas à coleta de lixo.

    Durval ainda alega que Guerner intermediaria as negociações com Bandarra. Na casa da promotora, numa busca e apreensão feita pela Polícia Federal, um cofre enterrado em seu jardim foi encontrado com dinheiro e discos rígidos de computadores.

    Procurados pela reportagem, os advogados de Bandarra disseram que estavam em audiência e não puderam dar resposta às indagações sobre o caso. O de Deborah, Pedro Paulo de Medeiros, informou, por e-mail, que devido ao sigilo não comentaria o processo.

    Nesta manhã o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde Bandarra e Guerner respondem a processo disciplinar promoveu uma acareação com Durval, o jornalista Edson Sombra e o ex-governador José Roberto Arruda.

    Na ocasião o jornalista, responsável por levar Durval ao MP para prestar os primeiros depoimentos que culminaram na Operação Caixa de Pandora, reafirmou as acusações contra o ex-governador Arruda.

    Fonte: Último Segundo - IG
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org