PF procura corpos de vítimas da ditadura

    A Polícia Federal iniciou um trabalho de busca e identificação de corpos de desaparecidos políticos vítimas da ditadura militar (1964-1985) na cidade de São Paulo. Em outubro, seis ossadas foram exumadas no cemitério de Perus (zona norte da capital) e hoje a PF começa uma varredura no cemitério de Vila Formosa (zona leste).

    Ainda estão previstos trabalhos no cemitério de Parelheiros (zona sul) e a análise de cerca de mil ossadas retiradas em 1990 da vala clandestina de Perus, que atualmente estão no cemitério do Araçá (zona oeste).

    Segundo Jeferson Evangelista Corrêa, chefe de medicina forense do INC (Instituto Nacional de Criminalística) da PF, as atividades "não têm objetivo investigativo, mas sim pericial técnico".

    Os restos mortais retirados em Perus estão sendo verificados no IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo e no INC, em Brasília, onde estão sendo feitos exames de DNA.

    O objetivo principal é encontrar os corpos dos militantes de esquerda Luiz Hirata, da AP (Ação Popular), e Aylton Adalberto Mortati, da Molipo (Movimento de Libertação Popular), desaparecidos desde 1971.

    Em novembro de 2009, a Procuradoria apresentou à Justiça uma ação civil pública pedindo que a União fosse obrigada a fornecer recursos humanos e materiais para a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos realizar seus trabalhos.

    Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal concedeu uma medida liminar no processo, atendendo ao Ministério Público. A decisão foi cassada em abril pelo TRF (Tribunal Regional Federal), e a ação civil continuou.

    Em julho foi assinado um convênio entre a comissão especial, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Ministério da Justiça e a PF para viabilizar as apurações.

    Fonte: Folha de S. Paulo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org