Operadoras de telefonia vão à Justiça contra Telebrás e Anatel

    O SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telefonia que atuam no País, entrou com ação na Justiça Federal do Rio de Janeiro, questionando a exclusividade da Telebrás nas operações de infraestrutura e das redes de suporte de serviços de telecomunicações de propriedade ou posse da administração federal ou de empresas de controle estatal sem licitação. Conforme nota divulgada pelo sindicato, a ação foi proposta em 28 de outubro.

    A argumentação do SindiTelebrasil é que a contratação da Telebrás sem licitação pela administração pública para implantação de sua rede privativa de comunicação, "além de contrariar a ordem econômica, também está em desacordo com a Constituição Federal e com a Lei 8.666/1993, conhecida como "Lei das Licitações" e os serviços contratados pelo governo "devem obrigatoriamente ser precedidos de licitação para assegurar o princípio constitucional da isonomia, a seleção do preço mais vantajoso e o desenvolvimento nacional".

    Por entender que deve ser dada às demais empresas a possibilidade de concorrer em igualdade de condições, o SindiTelebrasil também requer na ação que seja impedida a exclusividade e a ausência de licitação prévia para a implantação dessa rede privativa, que é a estrutura para tornar realidade o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A entidade argumenta que a legislação estabelece que sociedades de economia mista, como a Telebrás, não estão autorizadas a exercer funções diversas das que foram previstas na lei que as criou.

    Metas. Em outra ação, o SindiTelebrasil também pediu na Justiça Federal do Rio a anulação do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 3), que estabelece obrigações mais ousadas para expansão da telefonia fixa a partir de 2011. O argumento é de que a proposta está em desacordo com o contrato de concessão e a Lei Geral de Telecomunicações (LGT).

    Na ação, o sindicato também solicita que a Anatel e a União sejam impedidas de obrigar as empresas a implantar e dar efetividade às novas metas, incluindo o novo modelo para oferta de Acesso à Classe Especial (Aice), planos de serviços individuais para usuários em área rurais e ampliação da capacidade do backhaul (infraestrutura de rede).

    Fonte: O Estado de S. Paulo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org