AGU protocolou recurso na Justiça Federal contra suspensão do Enem nesta quinta-feira (11)

    enem2009A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou recurso na Justiça Federal, na tarde desta quinta-feira, para recorrer da decisão da juíza da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do estado do Ceará, que suspendeu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (09/11), pelo Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams. O documento foi acompanhado de um Pedido de Reconsideração para que a juíza da 1ª instância reavalie a liminar concedida.

    Na defesa, a AGU argumenta que "não é razoável que mais de 3 milhões de estudantes sejam submetidos a novo exame quando menos de 2 mil candidatos foram objetivamente prejudicados em razão de erro operacional na impressão de alguns poucos cadernos de prova".

    Isonomia. Adams defendeu que o princípio da isonomia não foi violado no Enem. Para recorrer da decisão que suspendeu o exame, a AGU está levando em consideração o 'significativo número de estudantes que prestaram validamente o exame'. "Eles têm direito a uma avaliação e a uma pontuação que os permita ingressar na universidade".

    Segundo o Advogado-Geral da União, a avaliação é que não há nenhuma violação legal ou constitucional contra a prova. "Os erros fazem parte da dinâmica, e o MEC deve viabilizar a correção destes erros. Mas isso não pode inviabilizar todo o sistema", disse.

    O Procurador-Geral Federal, Marcelo de Siqueira Freitas, o Consultor Jurídico do MEC, Mauro Chaves, e a Procuradora Federal junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Eliana Sartori, também, participaram da coletiva de imprensa.

    Fonte: Estadão

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org