TRF1 suspende sequestro de bens de engenheiro florestal

    O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a ordem de sequestro e indisponibilidade dos bens do engenheiro florestal Vanderlei Cardoso de Sá e do madeireiro Vlademir Canello, que havia sido emitida pelo juiz da 1ª Vara Federal Julier Sebastião da Silva, na “Operação Mapinguari”.

    A Mapinguari foi deflagrada pela Polícia Federal em 2007, para apurar crimes ambientais, como suspeita de extração ilegal de madeira em áreas indígenas em Mato Grosso. O advogado de defesa, Jiancarlo Leobert, ingressou com recurso no TRF, aceito esta semana. Com isso, engenheiro e madeireiro estão autorizados a gerir contas bancárias, empresas e usufruir de veículos que estavam sob bloqueio judicial.

    O relator do processo no TRF, desembargador Mário César Ribeiro, entendeu que “infringe os princípios da proporcionalidade e da adequação o decreto constritivo que não individualiza as condutas delituosas de cada um dos indiciados e nem tampouco particulariza os bens que poderiam ter provindo das práticas ilícitas".

    A Operação Mapinguari prendeu 23 pessoas em maio de 2007, incluindo o cacique Ararapan Trumari e três ex-gerentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na regional de Sinop; madeireiros em Feliz Natal, em Sorriso e Vera. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de envolvimento na extração ilegal de madeira de áreas indígenas no Parque Nacional do Xingú.

    A PF apontou, na época, que o esquema teria resultado em 2.3 mil cargas de madeira de diversas espécies, como peroba, itaúba, cedrinho e cambará. Foram fechadas nove madeireiras em Feliz Natal e Vera, acusadas de comprar madeiras dos índios.

    Fonte: Olhar Direto (Cuiabá-MT)
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org