Sinop: TRF derruba decisão e audiência sobre usina será realizada

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou, na sexta-feira, a decisão liminar do juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, que suspendeu a audiência pública referente ao procedimento de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Rogério Rodrigues, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) terá dez dias para agendar a realização de uma nova audiência no município. O recurso foi protocolado pela própria Sema, após a decisão do magistrado federal.

    A audiência sobre a usina de Sinop estava marcada para dia 18. No entanto, Murilo Mendes acatou os argumentos da ação do Ministério Público Estadual e suspendeu o evento, que é obrigatório para que seja expedida a licença ambiental. Agora a autoridade competente (Sema) terá que se apressar, pois a Aneel determinou que as licenças ambientais devem ser apresentadas até o dia 13 de dezembro. Caso contrário, o empreendimento que não tiver autorização será excluído do leilão do órgão a ser realizado no dia 17 de dezembro.

    Conforme Só Notícias já informou, no pedido à Justiça Federal, o MPE alegou que a Sema não é o órgão competente para analisar o procedimento de licenciamento ambiental para a obra. Além disso, o órgão sustenta que o rio Teles Pires é da União, pois banha mais de um estado brasileiro, e por isso a Sema estaria "usurpando a competência do Ibama, acarretando nulidade absoluta do procedimento". Na decisão, o magistrado federal considera importante a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no processo de licenciamento, além do estudo sobre a viabilidade de transporte aquaviário.

    As audiências agendadas para os municípios de Ipiranga do Norte, Sorriso, Cláudia e Itaúba, também afetados pelo empreendimento, foram mantidas.

    Fonte: Só Notícias
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org