Juiz federal Grigório Carlos dos Santos é homenageado pelo Dia da Consciência Negra

    juiz_grigorioO associado da Ajufe, juiz federal Grigório Carlos dos Santos, foi homenageado no último dia 19 por ocasião do Dia da Consciência Negra como personalidade que contribui para a promoção da igualdade racial.  O magistrado foi prestigiado por sua trajetória de vida como forma de simbolizar a luta pela melhoria das condições de vida da população negra, a resistência contra os preconceitos e por ser um espelho para a geração negra jovem.

    A homenagem foi prestada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG), por intermédio do prefeito Márcio Lacerda. Grigório Carlos dos Santos é juiz titular da 29ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais e recebeu da prefeitura uma placa alusiva à data e ao seu importante trabalho.

    “Fiquei muito emocionado com a homenagem, já que me fez relembrar as dificuldades que passei na minha vida, cujos obstáculos, tinha certeza de que superaria”, afirma o juiz Grigório. Sua infância foi vivida em comunidade carente e sua família era muito pobre. No entanto, Grigório superou as dificuldades inerentes à condição racial negra. “A homenagem foi o coroamento dessa superação”, finaliza.

    O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão.

    Texto: Tinna Evangelista
    Revisão: Andréa Mesquita
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org