Site destaca ação da Ajufe em projeto sobre crime organizado

    Terrasite de notícias "Terra" divulgou matéria sobre o Projeto de Lei Complementar nº 3/2010, aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (8), e que foi proposto pela Associação dos Juízes Federais do Brasil.

    O PLC prevê que crimes praticados por integrantes de organizações criminosas poderão ser julgados, em primeira instância, por um colegiado e não apenas por um único juiz, como é feito atualmente.

    Leia a matéria completa:

    CCJ: colegiado deve julgar criminosos de facções em 1ª instância

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar (PLC 3/2010) que propõe que crimes praticados por integrantes de organizações criminosas poderão ser julgados, em primeira instância, por um colegiado e não apenas por um único juiz, como é feito atualmente. A medida pretende reduzir a personalização dos processos e os riscos de pressões ou retaliações contra o juiz. As informações são da Agência Senado.

    A sugestão partiu da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e aprovada na forma do PLC 3/2010. O projeto ainda será examinado em Plenário.

    A proposta é semelhante à experiência adotada na Itália, com a finalidade de coibir ações criminosas da máfia contra o Estado. Na Colômbia também foi implantado o mesmo sistema para evitar que os juízes tivessem suas identidades reveladas.

    De acordo com o texto aprovado na CCJ, a instauração do colegiado é uma prerrogativa do juiz e será exercida quando houver risco para sua integridade física. O colegiado será formado pelo magistrado do processo e por dois outros juízes da área criminal em exercício no primeiro grau de jurisdição,escolhidos por sorteio eletrônico.

    As reuniões poderão ser sigilosas se houver risco e também poderão ser realizadas por via eletrônica, nos casos em que os juízes integrantes do>> colegiado residam em cidades diferentes.

    Fonte: Redação Terra
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org