Fraude em exame da Abin tem 21 indiciados

    Fraude em exame da Abin tem 21 indiciados
     
    A Justiça Federal abriu processo contra 21 pessoas por fraude em um concurso público realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em 2008. O processo é o terceiro da Operação Tormenta, deflagrada pela Polícia Federal em agosto contra uma quadrilha que há anos fraudava diferentes concursos públicos.

    Outras duas denúncias do Ministério Público Federal (MPF) relacionadas à operação se tornaram processos e correspondem à fraude na segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizado em 28 de fevereiro de 2010 e à fraude no concurso de agente da Polícia Federal (PF), em 13 de setembro de 2009. A atual denúncia se refere ao concurso para os cargos de oficial e agente de inteligência da Abin, em 12 de outubro de 2008.

    O mesmo grupo é responsável pelas três fraudes e por isso alguns réus desse processo já estão presos, como o advogado Antonio Di Luca e o policial rodoviário federal Maurício Toshikatsu Iyda. Já a mulher de Di Luca, a psicopedagoga Mirtes Ferreira dos Santos, é acusada de liderar a quadrilha junto com o marido e teve a prisão decretada nos outros dois processos.

    No processo da Abin, a PF pediu a prisão de outro policial rodoviário federal, Renato Maia Sciarretta. A Justiça determinou ainda que a oficial de inteligência da Abin Fernanda Leal Dias Mongon - uma das sete pessoas que receberam o gabarito da prova furtada - fosse afastada do cargo. Outras cinco pessoas responderão a processo por participação na fraude do exame.

    Fonte: O Estado de S. Paulo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org