TRF-3 mantém prisão de mulher detida na fronteira por tráfico de drogas

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) negou na terça-feira, 7 de dezembro, o habeas corpus de Eliane Maria Paulino de Freitas, detida em outubro passado na chamada Operação Arremesso, da Polícia Federal. Ela é investigada por agir numa quadrilha voltada para o tráfico internacional de entorpecentes que atuava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

    De acordo com o processo de número 0031947-04.2010.4.03.0000, Eliane auxiliava Valter Alves Carvalho na tarefa de abastecer o mercado varejista de drogas no Paraná.

    A prática de tráfico internacional de entorpecentes acontecia na região fronteiriça, entre as cidades de Capitán Bado, no Paraguai, e Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul. Eliane teria auxiliado no transporte das drogas apreendidas em setembro do ano passado.

    Em habeas corpus a defesa sustentava que não estavam presentes os indícios autorizadores da prisão preventiva, uma vez que não haveria indícios da autoria e materialidade do crime, além de alegar que não existia qualquer prova de que Eliane trouxesse alguma insegurança jurídica ou lesão à ordem pública se posta em liberdade.

    Em contrapartida, para a procuradora regional da República Janice Agostinho Barreto Ascari, "a custódia cautelar da paciente afigura-se necessária para não causar descrédito a atuação do Poder Judiciário, bem como para se evitar que a paciente continue a traficar, causando, assim, inúmeros riscos a sociedade". Janice também ressaltou que, no caso específico do delito de tráfico de drogas, é incabível a concessão de liberdade, uma vez que a lei o considera como crime inafiançável, e que foram apreendidos com o grupo 88 quilos de cocaína, 8 toneladas de maconha, 5 quilos de crack e 28 quilos de haxixe.

    Dessa forma, a procuradora opinou pela denegação do pedido em parecer do Ministério Público Federal (MPF).

    Em decisão unânime, a 1ª Turma do TRF3 seguiu parecer do MPF e denegou a ordem de habeas corpus de Eliane Maria Paulino de Freitas.

    Fonte: Midiamax
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org