Seção Judiciária de Rondônia promoveu o III Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental

    III_SEJAUAconteceu nos dias 02 e 03 de dezembro o III Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental, promovido pela Seção Judiciária de Rondônia e coordenado pela juíza federal Carmen Elizangela Dias Moreira de Resende.  A intenção de encontro foi promover a exposição de ideias e mostrar as práticas jurídicas implementadas no âmbito do Poder Judiciário e de órgãos afins, procurando realçar a eficiência tanto do Poder Judiciário quanto de outras agências institucionais que operam com o Direito.  

    A jornada de debates e palestras na Justiça Federal contou com a participação do secretário-geral da Ajufe, juiz federal da 32ª vara federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais José Carlos Machado Junior, que proferiu a palestra cujo tema foi “A Eficiência na Administração da Justiça”. O seminário foi aberto pelo juiz diretor do foro, Herculano Martins Nacif, e pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, desembargador federal Leomar Barros Amorim de Sousa.

    III_SEJAU_2O objetivo do evento foi fazer com que as instituições judiciárias acompanhem as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que hoje são vivenciadas pela comunidade rondoniense, procurando colocar o serviço prestado pela Justiça no mesmo ritmo e nível de desenvolvimento que envolve a capital. Por isso a realização anual do debate em torno de grandes temas jurídicos com o objetivo de enriquecer a visão e a experiência jurídicas dos operadores de direito que prestam serviço à comunidade local.

    O seminário contou, ainda, com as palestras “Administração da vara e do processo”, do juiz federal Novély Vilanova da Silva Reis, da 8ª vara do Distrito Federal; “A Justiça Rápida e Itinerante: um caso de amor pelo jurisdicionado”, do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; “Simplificação de procedimentos e perícias no Juizado Especial Federal”, do juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, da 2ª vara da Seção Judiciária do Estado do Acre; “Administração da Justiça”, da desembargadora federal do trabalho, Maria Cesarineide se Souza Lima, presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e “Questões práticas sobre o tratamento destinado às entidades públicas na condição de partes nos Juizados Especiais Federais”, do juiz federal substituto Alexandre Henry Alves, da 4ª vara do JEF/RO.  

    O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, participou do encerramento do Seminário e da inauguração da subseção de Guajará-Mirim. Acadêmicos do curso de direito, operadores do direito e servidores do poder judiciário também participaram da tertúrlia jurídico-literária e como ingresso doaram dois quilogramas de alimentos não-perecíveis, além de receber certificado de participação.

    Texto: Tinna Evangelista, com informações da Seção Judiciária de Rondônia
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org