Justiça Federal condena 15 da máfia dos caça-níqueis

    Grupo recebeu penas que variam de três a 15 anos de prisão

    A Justiça Federal do Rio condenou 15 envolvidos na chamada máfia dos caça-níqueis que atuava na Zona Oeste do Rio. O grupo é suspeito de dezenas de assassinatos cometidos durante a disputa pelo controle das máquinas. Os réus foram condenados pela 4ª Vara Federal, com penas que variam de três anos a 15 anos e dez meses e meio de prisão. O grupo condenado agora é considerado o segundo escalão da máfia dos jogos ilegais. Os chefões - os bicheiros Fernando Iggnácio e Rogério Andrade - já haviam sido condenados.

    Identificados durante a Operação Gladiador, desencadeada em dezembro de 2006 pela Polícia Federal, os condenados são acusados de formação de quadrilha armada, contrabando e corrupção. Todos podem apelar da decisão em liberdade.

    Entre os condenados estão policiais e bombeiros

    A Justiça condenou policiais como os soldados Carlos Eduardo Pereira Moncada e Antonio Carlos Macedo, este último assassinado no dia 10 de novembro deste ano no Recreio dos Bandeirantes; e Jorge Feliz de Souza e Luciano Barros de Novaes. Seus papéis na quadrilha incluíam a movimentação dos caça-níqueis e a proteção dos contraventores e de seu patrimônio. Foram ainda condenados advogados e um jornalista, suspeitos de repassarem informações sobre planos policiais para a quadrilha.

    Segundo a Justiça Federal e o Ministério Público Federal, a quadrilha contrabandeava engrenagens eletrônicas usadas para montar os caça-níqueis, sendo que Ronaldo Neves Leite seria o responsável por obtê-las em São Paulo para o grupo de Fernando Iggnácio. Os réus condenados a menos de quatro anos de prisão tiveram as penas convertidas para prestação de serviços comunitários e pagamento de 20 a 50 salários mínimos.

    Fonte: O Globo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org