TRF-2 e Seção Judiciária do RJ inauguram 3ª Vara Federal de São Gonçalo

    Com a inauguração da 3ª Vara Federal Cível de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o TRF-2 completa o cronograma de 2010 referente à instalação de varas e juizados na 2ª Região. A solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Paulo Espirito Santo, foi realizada no dia 20 de dezembro e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

    O processo de interiorização da Justiça Federal foi lançado pela Resolução nº 102, de abril de 2010, do Conselho da Justiça Federal (CJF). A norma do CJF estabelece onde serão instaladas as 230 varas federais criadas pela Lei nº 12.011, de 2009. Para a 2ª Região, que engloba os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, foram destinadas 25, que devem estar operando até 2014. O plano é que, até lá, sejam inauguradas cinco novas varas ou juizados a cada ano.

    Durante a cerimônia de instalação da nova unidade de São Gonçalo, que conta com quase um milhão de habitantes, Paulo Espirito Santo destacou a importância da presença da Justiça Federal no município que, lembrou, tem uma grande densidade demográfica e um significativo percentual de cidadãos carentes. O desembargador ressaltou que as matérias julgadas pela Justiça Federal, como as causas previdenciárias e as relativas às cobranças das prestações da casa própria adquirida pelo Sistema Financeiro da Habitação, são questões que afetam a população de baixa renda: “O Poder Público tem que olhar para essas pessoas, mas o que se vê é que elas são preteridas pelas instituições de que mais precisam. Todos sabemos como é difícil pleitear administrativamente um benefício do INSS, por exemplo”.

    Paulo Espirito Santo ainda defendeu a austeridade nos gastos públicos, de modo que haja recursos para atender as necessidades do povo, e afirmou o papel do Judiciário como garantidor de direitos: “Não é possível atingirmos a democracia sem uma Justiça forte. Para que exista democracia é preciso que o Judiciário seja atuante, probo, rápido e fortalecido, inclusive para que seja possível promover essa capilarização da instituição pelo interior, como estamos fazendo agora”. Antes de 2010, a última vez que foi possível instalar novas unidades na 2ª Região foi em novembro de 2007, quando foram inaugurados a 1ª Vara de Execução Fiscal Federal de São Gonçalo e o 3º Juizado Especial Federal de Nova Iguaçu.

    À solenidade realizada no dia 20 de dezembro em São Gonçalo compareceram, entre outras autoridades, o corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região , desembargador federal Sergio Schwaitzer, o diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Alexandre Libonati, os juízes federais Isabel Maria de Figueiredo Souto e Cássio Murilo Granzinoli (que assume a titularidade da recém-inaugurada vara federal), o presidente da 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (São Gonçalo), José Luiz da Silva Muniz, o deputado federal Flávio Palmier da Veiga, o secretário de Planejamento do Município de São Gonçalo, Luiz Rodrigues Paiva, e o general de brigada Amauri Leite.

    Fonte: TRF-2
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org