Presidente Lula assina promoção do juiz Fausto De Sanctis ao TRF-3

    De_Sanctis_2Presidente Lula assina promoção do juiz De Sanctis ao TRF-3

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na última quarta-feira (29) o decreto de nomeação do juiz federal Fausto Martin De Sanctis para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A demora causou polêmica porque outra vaga para o tribunal que seria preenchida depois, foi assinada antes pelo presidente.

    A promoção do juiz, atual titular da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, foi publicada na edição dessa quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.

    De Sanctis assume o cargo de desembargador na vaga decorrente da desembargadora Anna Maria Pimentel, que se aposentou. Com a promoção do juiz De Sanctis, a 6ª Vara Federal de São Paulo ficará a cargo do juiz substituto Marcelo Costenaro Cavali até que seja aberta a vaga e juízes interessados se candidatem a assumi-la.

    A vara comandada por Fausto De Sanctis é uma das mais importantes do país no combate ao crime organizado. Nela tramitam alguns dos mais polêmicos processos penais decorrentes de operações da Polícia Federal contra crimes do colarinho branco — como as ações relacionadas à Operação Satiagraha, que investigou supostos crimes cometidos pelo banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity; à Operação Perestroika, que apurou o possível uso do Corinthians pelo fundo MSI para lavagem de dinheiro; e à Castelo de Areia, que apontou supostos delitos cometidos por executivos da construtora Camargo Corrêa.

    Pela relevância dos envolvidos nas operações, o juiz De Sanctis passou a ser alvo da defesa dos réus, que o acusaram de parcialidade nos julgamentos.

    Em recursos ao TRF-3 e aos tribunais superiores, os advogados de Daniel Dantas e dos executivos da Camargo Corrêa e do fundo MSI tentaram afastar o juiz dos processos ou anulá-los. Nos três casos, obtiveram liminares suspendendo a tramitação das ações por vários meses, o que impediu De Sanctis de julgá-las. O processo em que Dantas é acusado de lavagem de dinheiro, por exemplo, só pôde ser retomado há duas semanas, quando o TRF decidiu que ele seria mantido na 6ª Vara.

    Fonte: Consultor Jurídico
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org