Empresas que atuavam na APA do Rio Ceará são suspensas

    Empresas que atuavam na APA do Rio Ceará são suspensas

    Na área funcionava o antigo Hidroporto, e estava sendo ocupada irregularmente desde fevereiro de 2009

    O juiz federal da 22ª Vara do Ceará, André Dias Fernandes, decidiu no último dia 29, pela imediata suspensão das atividades praticadas pelas empresas Brasimar Serviços Marítimos Ltda, Contorno Máquinas e Equipamentos e Penedo Serviços Marítimos, na Área de Preservação Permanente (APP), no Rio Ceará.

    Na região funcionava o antigo Hidroporto de Fortaleza, na Barra do Ceará, e estava sendo ocupada irregularmente desde fevereiro de 2009, quando sucatas e outros objetos começaram a ser despejados no local para fins comerciais. Revoltado com a invasão, o historiador Adauto Leitão acionou a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF-CE) para resolver o problema.

    Após chamar os órgão competentes pela área, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria Executiva Regional I (SER I), para realização de vistoria e expedição de laudo técnico, o MPF resolveu tornar a entrar com uma Ação Civil Pública em setembro de 2009.

    Segundo a procuradora da república Nilce Cunha Rodrigues, que entrou com ação, as empresas terão que retirar de imediato todo e qualquer objetos que esteja na APP. Informou ainda, que caso a parte ré não obedeça a decisão, ela irá requerer ao juiz que especifique uma multa significativa por cada dia de descumprimento.

    "Se mesmo assim persistirem em ficar na região, irei requerer ao juiz a retirada compulsória, que significa o seguinte, o Ibama ou a Semam contratam alguma empresa para fazer o serviço e as despesas serão cobradas da parte ré", explicou.

    Segundo Adauto Leitão, desde o século XVII, o Rio Ceará está na cartografia mundial como único rio da Capital com condições de navegabilidade para embarcações e, posteriormente, aeronaves, tendo como referência o Oceano Atlântico. Na foz, há uma placa que indica o local como campo de pouso para aeronaves em urgência.

    Fonte: Diário do Nordeste
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org