MPF pode pedir a juiz antecedentes criminais de réu

    O fato de o Ministério Público poder requisitar diretamente as certidões de antecedentes criminais do réu não impede o órgão de solicitar ao juiz os documentos. Com o entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Federal da 5ª Região, em Recife, acatou o pedido da Procuradoria da República no município de Mossoró (RN), em Mandado de Segurança, para que fossem solicitados e juntados ao processo os antecedentes criminais atualizados dos denunciados.

    O juiz da 8ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte recebeu a denúncia criminal oferecida pelo MPF, mas indeferiu o pedido, alegando que o MP pode requisitar diretamente as informações.

    Porém, em decisão unânime, a turma do TRF-5 explicou que a produção de provas não abrange apenas a juntada, mas também a requisição de informações às autoridades. Por isso, não há razoabilidade no indeferimento do pedido sob o argumento de poder o MP apresentar espontaneamente os documentos aos autos.

    A 4ª Turma destacou ainda que cabe às partes, desde o início do processo, produzir prova documental para auxiliar a instrução, assim como já ocorria com o arrolamento da prova testemunhal. "Não houve, no caso, quebra do princípio acusatório, mas, na verdade, ameaça aos princípios da economia e celeridade processuais", declarou a desembargadora federal Margarida Cantarelli, relatora do processo.

    O procurador regional da República Luciano Mariz Maia, autor do parecer, alegou que o juiz da 8ª Vara só deveria indeferir as informações solicitadas se houvesse clara ilegalidade ou abuso do poder de acusar, o que não é o caso. "Informações sobre registros criminais judiciais são necessárias e essenciais para realização de um julgamento justo, não apenas para uma acusação justa", afirmou. Com informações da Assessoria de Imprensa da Procuradoria Regional da República da 5ª Região.

    Processo 0009804-64.2010.4.05.0000

    Fonte: Conjur
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org