TRF-3 libera aeronave presidencial em Congonhas na madrugada

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu o pouso e a decolagem de aeronaves que transportam a presidente da República e o Grupo de Transporte Especial da Aeronáutica no Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, durante a madrugada. O pedido da AGU foi aceito pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

    A Justiça Federal de São Paulo havia proibido a movimentação de aeronaves no local das 23h às 6h, sob multa de R$ 50 mil por descumprimento, com exceções apenas para transporte de feridos, de órgãos para transplantes vitais e em casos de busca ou salvamento.

    O funcionamento do aeroporto sofreu restrições após pedido ajuizado pela Associação dos Moradores e Amigos Moema (Amam), com o objetivo de garantir o descanso noturno de pessoas que moram próximas ao local.

    O argumento da AGU tem como base o artigo 84 da Constituição Federal que estabelece que "o Chefe de Estado brasileiro tem o direito a mobilidade excepcional, no interesse público de que seus atos sejam praticados com presteza, celeridade e com a segurança necessária à proteção do funcionamento do regime democrático e do sistema republicano".

    O órgão destacou ainda que as operações da aeronave da Presidência durante a madrugada são uma medida de exceção, que deverá ocorrer apenas em casos de emergência, sem afetar o repouso noturno de moradores locais.

    Fonte: Terra
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org