Justiça Federal em PE não acata pedido de suspensão do Sisu

    Ação civil pública ajuizada pelo MPF ainda será analisada; inscrições no sistema terminam às 23h59

    A 5ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco não acatou pedido de antecipação de tutela ajuizado pela Procuradoria da República para que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fossem suspensas e os candidatos do Enem 2010 tivessem acesso ao espelho das folhas de respostas. Com a decisão, os estudantes também não podem apresentar recursos à correção das provas e da redação. A juíza se manifestou nesta quinta-feira, 20. O Ministério Público Federal não havia sido notificado até as 17h10.

    O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco havia entrado com ação civil pública com pedido antecipação de tutela contra o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional do Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização e aplicação do Enem, no início da noite da terça-feira.

    A Procuradoria queria dar o prazo de dois dias úteis para os candidatos que se sentiram prejudicados recorrerem das correções. O edital do exame nacional veda esse direito que, para o MPF, ofende os princípios constitucionais da ampla defesa, do contraditório, da publicidade e da isonomia.

    Além de pedir a interrupção das inscrições no Sisu, sistema que seleciona 83.125 alunos para instituições públicas de ensino superior, o MPF requeria a suspensão do início dos cadastramentos no Programa Universidade para Todos (ProUni), até a divulgação do resultado definitivo do Enem.

    Fonte: Estadão
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org