Portal IG e Rádio Justiça repercutem lista sêxtupla da Ajufe enviada à Dilma para vaga no STF

    ajufe_imprensa_200O portal IG e a Rádio Justiça divulgaram nos dias 19 e 20, matérias sobre a lista sêxtupla que a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) enviou à presidenta Dilma Rousseff, com a indicação de juízes federais para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a aposentadoria do ministro Eros Grau.

    Confira as duas matérias abaixo:

    IG

    Judiciário, STF | 16:18

    Ajufe encaminha à presidente Dilma lista para ministro do STF

    por Marina Diana

    Ainda que o nome do advogado geral da União, Luís Inácio Adams, esteja gravitando em torno da 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a indefinição e o mistério continuam cercando a escolha, que cabe à presidente Dilma Rousseff.

    Com essa deixa, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) tornou à encaminhar à presidência da República uma lista composta de juízes de carreira, que segundo ela, poderiam ocupar a vaga deixada pelo ministro Eros Grau, que se aposentou em agosto do ano passado.

    Os juízes indicados foram Fausto Martin De Sanctis, Leomar Barros Amorim de Sousa, Odilon de Oliveira, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e Teori Albino Zavascki. Os nomes foram escolhidos através de consulta entre os associados da Ajufe. Dentre eles, os mais votados foram De Sanctis, Zavascki e Oliveira.

    A entidade de juízes entende que é fundamental que um juiz de carreira seja alçado ao Supremo uma vez que os ministros escolhidos recentemente, a exemplo do ministro Antonio Dias Toffoli, não seguem esse perfil.
    A mesma lista já havia sido encaminhada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado.

    Rádio Justiça


    Novo quadro de ministros

    Ajufe sugere seis nomes de juízes para o Supremo Tribunal Federal

    por Patrícia Machado

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil, a Ajufe, enviou para a presidente da República, Dilma Rousseff, a lista sêxtupla com indicação de juízes federais para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal, por conta da aposentadoria do ministro Eros Grau, em agosto de 2010. São eles, os magistrados: Fausto Martin De Sanctis, Leomar Barros Amorim de Sousa, Odilon de Oliveira, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e o ministro do STJ Teori Albino Zavascki.

    Essa mesma lista foi enviada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado, mas a nomeação do 11º ministro não aconteceu até o final de seu mandato. A lista, segundo a Ajufe, apresenta nomes representativos da magistratura federal que possuem os pré-requisitos constitucionais de idade, reputação ilibada e notável saber jurídico.

    A escolha dos nomes foi feita por meio de consulta democrática entre os associados da Ajufe. Ao indicar esta lista, a Ajufe afirma que espera contribuir para o engrandecimento da mais alta corte judicial brasileira e o fortalecimento do Estado democrático de Direito, tornando o STF mais plural ao agregar a experiência e história da magistratura federal à sua composição.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org