TRF-1: Empresa receberá da Funai por serviços de transporte aéreo

    A União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) recorreram ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região contra decisão da Justiça de primeiro grau de Marabá/PA favorável à Carajás Taxi Aéreo, que conseguiu provar ser credora de R$ 157.490,59, por ter prestado serviços de transporte aéreo de indígenas, nos anos de 1998 e 1999.

    A União e a Funai afirmam que não houve licitação para a realização do serviço feito pela empresa aérea. “A regra geral é de que este tipo de contrato deve ser formalizado, sendo nulo contrato verbal celebrado com a administração pública (...)”, alegação das apelantes.

    De acordo com o relatório do desembargador federal João Batista Moreira, conforme esclarecido pelo juiz de 1.º grau, em nenhum momento a fundação ou a União negaram a realização do transporte, não afirmaram ter pago a dívida, tampouco não “juntaram recibos ou documentos que comprovassem a quitação”.
    O relator João Batista Moreira, em seu voto, diz ter sido provado nos autos que os serviços foram solicitados pela Funai e autorizados por seu administrador regional, “constando das solicitações os valores devidos e a data dos voos realizados”.

    O desembargador ressaltou, ainda, trechos que fundamentaram a sentença, entre eles: “é bastante provável que não existiu procedimento licitatório para a contratação da autora (empresa aérea), especialmente porque os valores individualmente considerados não ultrapassam o teto legal a partir do qual se dispensa a formalidade e porque muitos transportes envolviam a remoção de índios enfermos e, por conseguinte, eram urgentes, consoante demonstram (...) os documentos (...)”.

    Em consonância com a sentença, o voto do relator do recurso explica que a “ausência de licitação não afasta a obrigação de a Administração pagar pelos serviços efetivamente prestados (...)”.

    Nos termos do voto do desembargador João Batista Moreira, a Quinta Turma do TRF/ 1.ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação da Funai e da União.

    Fonte: TRF-1
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org