Seção Judiciária do Tocantins determina arquivamento de processo contra ex-secretária estadual

    A Justiça Federal, Seção Judiciária do Tocantins, determinou o arquivamento de inquérito policial instaurado contra ex-secretária estadual de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende. Conforme a decisão do titular da 1ª Vara, juiz federal Marcelo Albernaz, não foram encontrados elementos que comprovassem a prática de irregularidades em dispensa de licitação para aquisição de livros didáticos.  

    O inquérito policial foi instaurado com a finalidade de apurar possíveis irregularidades na aplicação de verbas oriundas de convênios firmados pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com base no Relatório de Fiscalização nº 609/2005 ? Corregedoria Geral da União (CGU).

    Conforme o relatório da CGU, a inexigibilidade da licitação realizada no processo 2002.2700.003455 teria sido irregular, sob o fundamento de que as declarações de exclusividade de distribuição da empresa Gurupi Editorias e Papéis LTDA se limitaram à praça do estado do Tocantins. Entretanto, conforme a manifestação do Ministério Público Federal, no caso específico do processo licitatório em questão, não foram reunidos indícios consistentes de irregularidades.

    Segundo o MPF, 'a especificidade do modelo comercial de distribuição e venda de livros vigente no País, conjugada à existência de controvérsia jurídica sobre a aceitabilidade de certificados de exclusividade emitidos pelas próprias editoras, mitiga a força do quadro probatório reunido nos autos, que se afigura insuficiente a demonstrar a presença de dolo dos gestores públicos'.

    Com base nesses argumentos, o órgão requereu à Justiça Federal no Tocantins o arquivamento da peça inquisitorial, sendo deferido pelo juiz federal Marcelo Albernaz.

    Fonte: JFTO
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00
    TV Diário
    Terça-Feira às 00h45

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Setembro de 2017

    Nesta edição, os 45 anos de fundação da Associação são homenageados. Além disso, o informativo traz também as últimas atividades realizadas pela Ajufe em 2017.

    Revista Direito Federal
    Revista de Direito Federal nº 96

    Nesta 96ª edição, a Revista Direito Federal disponibiliza os trabalhos individualmente, por autor. 

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 11

    Juízes federais que escrevem além das sentenças: em verso, rima, ritmo e métrica.

    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org