Ajufe participa do Seminário Internacional sobre as fraudes no esquema financeiro e o sistema da dívida

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com outras entidades, foi uma das apoiadoras do Seminário Internacional Auditoria Cidadã da Dívida. Além de apoiar, a entidade participou do evento, representada pelo vice-presidente da 5ª Região, Antônio José de Carvalho Araújo, nesta quarta-feira (8).

Ajufe participa do Seminário Internacional sobre as fraudes no esquema financeiro e o sistema da dívidaA prioridade do seminário é a análise do esquema financeiro que está sendo implementado em diversos estados e municípios brasileiros, sob a propaganda de “securitização de créditos” recebíveis, tributários e não tributários, devido aos graves danos ao Estado e à sociedade.

Outro aspecto analisado foi a atuação dos recentes mecanismos financeiros que aprofundam a financeirização e provocam a geração de dívida e o consequente desvio ao setor financeiro, permitindo o debate e a popularização do conhecimento desses mecanismos.

O evento reuniu especialistas, acadêmicos, juristas, políticos e economistas para analisar a atuação do sistema da dívida no Brasil e em outros países da Europa e América Latina, e o esquema fraudulento financeiro que lesa a sociedade.

O seminário contou com a participação de especialistas da Grécia, Portugal, Bélgica e diversos países da América Latina.