Macrocriminalidade - Em mesa redonda, juízes federais que conduzem operação Lava Jato destacam o papel da Justiça Federal no combate à corrupção

 

A primeira mesa redonda do Seminário Macrocriminalidade – Desafios da Justiça Federal, que ocorre até a próxima sexta-feira (13), em Belo Horizonte, contou com a participação dos juízes federais Marcelo Bretas e Vallisney de Souza, responsáveis pela condução dos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, respectivamente. O presidente da Ajufe, Roberto Veloso, conduziu o debate.

O juiz federal Marcelo Bretas destacou o importante papel da Justiça Federal no cenário nacional de combate à corrupção. “A Justiça Federal vem tomando um papel importante no cenário internacional porque num primeiro momento assumiu essa responsabilidade de prestar a jurisdição com isonomia, seja rico, seja pobre, seja empresário, seja político, seja importante ou desconhecido e, principalmente, não cedendo a pressões e influências políticas”, destacou.

O magistrado ainda declarou que, apesar das críticas à Operação Lava Jato, as investigações vão continuar. “Nosso trabalho continua e vai continuar. Isso não é apenas uma onda de combate à corrupção”, afirmou Bretas.

O juiz federal Vallisney de Souza avaliou que é preciso que a Justiça de segundo grau também se preocupe com o crime organizado. E destacou a importância da lucidez do magistrado na condução dos processos. “O juiz tem que procurar ser um condutor dessas adversidades, ter a maior lucidez possível e não brigar com o tribunal”, finalizou.

O Seminário Macrocriminalidade – Desafios da Justiça Federal continua ao longo desta semana com a participação de representantes do Poder Judiciário que debaterão temas relacionados ao combate às organizações criminosas.