Macrocriminalidade – Combate à corrupção endêmica e fiscalização de contratos públicos são temas explorados em painel

    Sob a presidência do ministro do STJ, Rogério Schietti, a última parte do Seminário Macrocriminalidade – Desafios da Justiça Federal trouxe ao debate a fiscalização de contratos públicos e o combate à corrupção endêmica. O ministro do TCU, Walton Alencar, e o deputado federal Patrus Ananias discutiram o tema.

    O presidente do painel avaliou a importância do tema em debate e frisou o importante papel desempenhado atualmente. “Talvez estejamos vivendo um período de crise, mas é preciso assinalar que as instituições estão funcionando a contento”, avaliou.

    O ministro Walton Alencar destacou a atuação do TCU diante da corrupção endêmica, com uso de novas tecnologias. E explicou que o tribunal tenta aproximar a sociedade civil dos órgãos de controle. “O TCU tem reunido esforços para fortalecer o controle social, em especial, na abertura de canais de comunicação com a sociedade para que o cidadão passe a oferecer diretamente ao tribunal as denúncias”, afirmou.

    O deputado Patrus Ananias avaliou que é preciso investir em políticas públicas de combate à corrupção. “A corrupção não prospera no vazio. Ela encontra campo fértil quando se amesquinham os valores sociais, quando expandem e ganham ares de virtude as práticas fundadas no individualismo, na busca do lucro a qualquer preço”, destacou.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org