IV FONACOM, que debate as vertentes de negociação e o protagonismo nos processos conciliatórios, tem início no Rio de Janeiro

    O processo de negociação e o protagonismo dos conciliados é o tema que será debatido até a próxima sexta-feira (4) no IV Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONACOM), promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), no Rio de Janeiro.

    Durante a abertura, nesta quarta-feira (2), o presidente da Ajufe, Roberto Veloso, destacou a importância do evento. "O Código de Processo Civil determina que os juízes, advogados e partes se dediquem à conciliação. Daí a importância desse Fórum, que tem sido uma referência nacional para balizar tanto as ações dos juízes quanto das partes envolvidas no processo de conciliação", avaliou.

    Para o coordenador-geral do IV FONACOM e vice-presidente da Ajufe, André Prado de Vasconcelos, a resolução dos conflitos por meio da conciliação é uma forma de inovação e superação em cenários de crise. "Consigamos tornar nossa crise de recursos em elemento de renovação e de reinvenção da Justiça Federal", afirmou.

    A palestra de abertura contou com a presença do ministro do STJ, Antonio Carlos Ferreira, que falou sobre a importância da solução de conflitos por meio da conciliação para a redução do volume de processos na Justiça. "Hoje a arbitragem consolidou-se como elemento essencial para alavancar investimentos e há uma grande mobilização em nosso país destinada à capacitação e aperfeiçoamento dos conciliadores. E este IV Fórum é um exemplo dessas iniciativas", destacou o ministro.

    Homenagem

    Ainda na abertura do evento, o ministro Antonio Carlos Ferreira foi homenageado pela AJUFE com uma placa de reconhecimento pelo trabalho desempenhado. A placa foi entregue pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Fernando Mattos. O ministro Antonio Carlos agradeceu a homenagem e elogiou a atuação da Ajufe ao longo dos anos, contribuindo para a evolução do processo conciliatório na Justiça Federal.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.