IV FONACOM - Uso do whatsapp em conciliações e de constelações sistêmicas em processos são destaques de apresentações exitosas nos TRFs da 2ª e 4ª Regiões

As boas práticas desenvolvidas nos Tribunais Regionais Federais envolvendo a conciliação foram apresentadas nesta quinta-feira (3), durante o IV FONACOM, fórum promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil. Na primeira parte do dia, as experiências dos TRFs da 2ª e da 4ª Regiões foram compartilhadas com os participantes do evento.

Na 2ª Região, o uso do Whatsapp tornou o processo mais célere. As juízas federais Cristiane Conde e Aline Alves explicaram que o tempo de trâmite dos processos diminuiu, caindo para dois meses, desde o momento em que chegam ao centro de conciliação até serem distribuídos.

Já na 4ª Região, o destaque apresentado pelas juízas federais Anne Karina Stipp e Micheli Polippo foi a utilização das constelações sistêmicas em processos criminais, que aumentaram o diálogo e tornaram as negociações mais produtivas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

Ao fim das apresentações da manhã, os participantes dividiram-se em grupos para debater a possibilidade de adoção das experiências compartilhadas. As práticas serão objetos de enunciados a serem avaliados em plenária nesta sexta-feira (4).