VI FONACRIM - Juízes Federais analisam os desafios na administração de presídios federais

    A situação dos presídios federais e a segurança dos magistrados foram temas debatidos, nesta terça-feira (10), pelos participantes do VI Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil, em Porto Alegre.

    Inicialmente, a diretora de esportes da Ajufe, Gabriela Hardt, destacou os riscos que envolvem a atuação dos magistrados que lidam com a execução penal e sugeriu mudanças na resolução que aborda a segurança desses profissionais nos presídios. O outro debatedor e ex-presidente da associação, Walter Nunes da Silva Júnior, avaliou que é urgente o aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro. “O sistema cumpre uma parte da finalidade, mas não cumpre a finalidade principal que é evitar que o preso se comunique com a organização que ele integra”, destaca.

    Dentre as soluções propostas pelos magistrados estão a mudança do modelo da corregedoria judicial para que atuem em forma de colegiado local e nacional e a informatização do sistema de dados para controle da execução e expedição do tempo de pena a ser cumprida.

    O desembargador do TRF-4, Márcio Rocha, que presidiu a mesa do painel, avaliou que é preciso investimento na gestão nos presídios. “É preciso pensarmos numa melhoria dos presídios para que seja feita uma melhor divisão dos presos. E evitar, por exemplo, que facções se reúnam no banho de sol”.

    Após a programação científica, os participantes do Fórum vão se reunir em grupos de discussão para elaborar enunciados e recomendações administrativas que serão enviados à apreciação do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho da Justiça Federal e dos Tribunais Regionais Federais.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.