Comissão da Câmara aprova destaques ao relatório do Código de Processo Civil

    A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto do Código de Processo Civil (PL 8046/10). A norma determina as regras de tramitação de todas as ações não criminais, o que inclui Direito de Família, do Trabalho, do Consumidor, ações de indenização, entre outros. O projeto veio do Senado e foi elaborado por uma comissão de juristas. A proposta deve ser incluída na pauta do Plenário em agosto.

    Durante a sessão, foram aprovados quatro destaques. A maior polêmica diz respeito à regra que torna obrigatória a realização de audiência de conciliação nos conflitos por posse de terra. O texto original obrigava a realização da audiência nas invasões que durarem mais de um ano e facultava a realização da audiência nos conflitos com menos de um ano de duração. Depois de um acordo com os integrantes da bancada ruralista, permaneceu apenas a regra da audiência nos casos de impasse que durem mais de um ano.

    O relatório do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) preservou ainda o instituto de resolução de demandas repetitivas, mecanismo criado para que várias ações iguais sejam decididas de uma só vez. Ações contra empresas telefônicas, por exemplo, poderão ser reunidas e decididas pelo tribunal estadual ou pelo Superior Tribunal de Justiça. Além disso, o texto incentiva a jurisprudência, determinando que os juízes sigam súmulas e julguem de acordo com precedentes.

    O novo CPC prevê que os litígios sejam julgadas por ordem cronológica, evitando que causas antigas fiquem sem julgamento. Também há novos mecanismos para incentivar a conciliação e a mediação dos conflitos.

    Com relação ao processo eletrônico, o projeto define conceitos e normas gerais, além de admitir o julgamento eletrônico dos recursos e das causas de competência originária que não admitem sustentação oral.

    Com informações da Agência Câmara (Foto: Lúcio Bernardo Jr.)
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org