Curso debate o papel do Judiciário na segurança de voo

    O Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar realizará na próxima semana, de 12 a 16 de agosto, o II Curso "O Papel do Poder Judiciário na Segurança de Voo", voltado a juízes federais e juízes auditores militares e também a membros do MPF e MPM. O evento ocorrerá no auditório do Superior Tribunal Militar. A coordenação científica do curso está a cargo do juiz federal substituto Marcelo Honorato, do TRF da 1ª Região.

    Além de palestras sobre direito penal e processual penal em relação a acidentes aéreos e direito ambiental aeronáutico, haverá visitas técnicas ao CENIPA, CINDACTA-1 e Instituto Nacional de Criminalística da PF.

    Serão abordados temas como segurança de voo, investigação e prevenção de acidentes, legislação nacional e internacional, análise da culpa e do erro humano em acidentes aeronáuticos e produção de provas em acidentes aéreos. Na área do direito penal e processual penal no acidente aeronáutico, haverá estudo de casos concretos, para análise dos elementos da culpa, do dolo eventual e do caso fortuito: voos GOL 1907, TAM 3054, TAM 402, Nordeste 1986 e Varig 254.

    Na visita técnica ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), será apresentado o Sistema Brasileiro de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), com visita aos radares, centros de controle, comunicação e navegação aérea.

    Na visita ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Condabra), haverá apresentação sobre interceptação de aeronaves não identificadas, o tiro de destruição e efeitos decorrentes da Lei do Abate.

    No Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), será ministrada palestra sobre gravadores de voo, sigilo de dados e limitações atuais na leitura de dados pelo Brasil. Ocorrerá ainda uma visita ao Laboratório de Destroços e ao Laboratório de Dados.

    Na parte de Direito Ambiental Aeronáutico e a Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, serão tratados temas como as rádios clandestinas e sua influência na telecomunicação e navegação aeronáuticas, casos reais de colisão de aeronaves com pássaros, aterros sanitários e lixões em área de segurança aeroportuária, casos concretos de uso do solo em conflito com a segurança de voo e soltura de balões sem fogo.

    
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org