Desembargador federal Benedito Gonçalves tomará posse como ministro do STJ no dia 17

    O desembargador federal e associado da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) Benedito Gonçalves tomará posse como ministro do Supremo Tribunal de Justiça. A solenidade acontecerá no dia 17 de setembro, às 17h, no Plenário do STJ. O futuro ministro ocupará a vaga do ministro aposentado José Delgado.

    O magistrado recebeu a aprovação em sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no dia 13 de agosto. A aprovação pelo Plenário da Casa ocorreu no dia 26 de agosto. Sua nomeação, ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada na edição do último dia 28 do Diário Oficial da União (Seção 2).

    Carreira
    O futuro ministro é proveniente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Natural do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988. Dez anos depois, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

    Como desembargador, Benedito Gonçalves participou de vários projetos importantes para o Judiciário. Integrou a Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Preocupado com o combate à morosidade do Judiciário, o magistrado coordenou o Projeto Zero, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal da 2ª Região. O trabalho identificou os temas da Justiça carioca que geram o maior número de processos, e promoveu ações no sentido de agilizar o trâmite desses processos. O desembargador federal também foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do Rio de Janeiro ao processo digital.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org