Ajufe participa de seminário sobre a criminalização da pobreza

    Eugênio Novaes/OAB

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos, participou nesta terça-feira, 21, da solenidade de abertura do seminário “A criminalização da pobreza, das lutas e organizações dos trabalhadores”. O evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocorre até amanhã, em Brasília. A iniciativa visa receber e sistematizar informações sobre casos de agressão aos direitos sindicais, de organização e democráticos dos trabalhadores, partindo do poder público ou do setor privado.

    No discurso de abertura do seminário, o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, defendeu a interação entre os movimentos sociais e os segmentos do Judiciário, responsáveis pela solução dos conflitos. Ele destacou a atuação de Fernando Mattos, frente à presidência da Ajufe, por “congregar e mobilizar a magistratura federal brasileira em favor de assuntos que buscam o fortalecimento da democracia no País”. Britto também ressaltou o papel da entidade no reconhecimento da importância do papel do juiz na aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

    O presidente da Ajufe defendeu a supremacia dos direitos fundamentais e da Constituição. "Defendemos a observância da legalidade e dos princípios que a Constituição estabelece, ou seja, da supremacia da Constituição", concluiu.

    Da abertura do evento, além do presidente nacional da Ajufe e da OAB, participaram os presidentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciano Athayde Chaves (em exercício); da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Luiz Salvador, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Ciro Teixeira Correia; o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos e presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB Nacional, Roberto Caldas; o secretário executivo da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), José Maria de Almeida; e o primeiro tesoureiro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antonio Carlos Spis.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org