Começou o I Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (FONACRIM)

    Começou oficialmente o I Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (FONACRIM) no Centro de Convenções do Brasília Alvorada Hotel,em Brasília. Para um auditório lotado de magistrados, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos, defendeu a atuação dos juízes Federais. "Todos sabemos que nenhum juiz age por impulso ou decide, senão de acordo com a sua consciência, a Constituição, as leis e com o que está nos autos".
     
    Ainda segundo Fernando Mattos, "atacar os juízes é atacar a democracia. Os juízes Federais não querem elogios, querem respeito às suas decisões", disse. (Clique aqui para ler a íntegra do discurso do presidente da Ajufe, Fernando Mattos)
     
    Além do presidente da Ajufe, também discursaram durante a solenidade de abertura do I Fonacrim o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, o ministro da Justiça, Tarso Genro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, e o deputado Federal Flavio Dino.
     
    O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, avaliou como positiva a iniciativa da Ajufe. "Tenho certeza de que o Poder Judiciário e toda a sociedade serão contemplados com os resultados do Fonacrim".
     
    O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse durante seu discurso estar orgulhoso de participar de um evento como este. Para ele, "debates como este são extremamente importantes para o aprimoramento da democracia".
     
    O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, também elogiou a iniciativa da Ajufe em promover um simpósio com a presença de tantas autoridades da judicacia criminal. "Tenho a certeza de que esse simpósio agregará valores, principalmente neste momento em que a justiça se abre cada vez mais", disse.
     
    O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, destacou a importância dos temas que serão debatidos durante o evento. "Os temas que serão debatidos são da maior relevância para o Poder Judiciário e, ao debatê-los, estaremos aprimorando a justiça".
     
    Já o deputado Federal Flávio Dino agradeceu o convite para participar do evento em nome de todos os parlamentares. Ele acredita que a parceria entre os poderes Legislativo e Judiciário tem proporcionado avanços para toda a sociedade. "Temos feito leis muito importantes para o País nascidas de interação entre os poderes".
     
    Amanhã, a partir das 8h30, começa o cilco de debates do Fonacrim começa com o painel "Prisões processuais. Prisões temporária e preventiva: requisitos, distinções  e jurisprudência do STF e do STJ". 
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org