Presidente Lula envia ao Congresso projeto que regula o acesso a informação

    Numa cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje, 13, a Mensagem ao Congresso Nacional sobre o Projeto de Lei que regula o acesso a informação.
    O Projeto pretende, entre outras coisas, criar um Serviço de Informação ao Cidadão em cada ministério e demais órgãos públicos federais e estabelece que em caso de solicitação de dados, as instituições têm o prazo de 20 dias para enviar resposta. Em caso de recusa da informação, o órgão público deverá informar o prazo para recurso e a autoridade responsável pelo processo. Os documentos "reservados" podem ficar até 10 anos sem divulgação. O prazo para arquivos "secretos" é de 15 anos e para os papéis "ultra-secretos" é de 25 anos.
    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, foi um dos convidados pela presidência da República para a solenidade, já que a instituição é uma das participantes do Fórum de Direito de Informações Públicas.
    Na mesma solenidade foi realizado lançamento do Portal “memórias Reveladas” – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil e assinada a Portaria e Edital de chamamento para a entrega de acervos particulares aos arquivos públicos. Foto: Kameni Kuhn
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org