AJUFE é contra projeto que criminaliza a violação da prerrogativa dos advogados

    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, participou nesta quinta-feira, 02/07, de audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal para debater o PL 83/2008, que dispõe sobre o crime de violação de direitos e prerrogativas do advogado.

    Durante sua exposição, Fernando Mattos disse que na visão da Ajufe, o úncio objetivo desse projeto é criminalizar o ambiente forense, da convivência pacífica que sempre existiu entre juízes, advogados e membros do Ministério Público.

    "A manifestação da AJUFE é de contrariedade a esse projeto exatamente por conta da sua possível inconstitucionalidade pela violação ao princípio da isonomia, pelo próprio princípio da independência funcional da magistratura e, também, porque esse projeto, ao estabelecer essa criminalização da prerrogativa, vai estabelecer um sistema de criminalização de todo o ambiente forense", afirmou o presidente da Ajufe.

    Também estiveram presentes à audiência pública o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Antônio Carlos Alpino Bigonha, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo, o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Franciso de Oliveira Neto, e do presidente da Comissão de Prerrogativas da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Souza Ribeiro.


    Destaque

    Ao término da audiência o vice-presidente da CCJ, senador Wellington Salgado (PMDB/MG), que presidiu a reunião, destacou a importância da atuação da Ajufe e de seu presidente junto aos parlamentares. "A gente reconhece, cada vez mais, que apesar de jovem Fernando Mattos é altamente capacitado e, por isso, cada dia que passa é mais respeitado dentro desta Casa Legislativa e junto aos outros poderes", ressaltou o senador.

    Clique aqui para ler a íntegra da participação do presidente da Ajufe durante a audiência pública.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org