Ministro Cesar Rocha: Lei que cria novas Varas Federais é vitória do cidadão brasileiro

    O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Cesar Asfor Rocha, afirmou hoje (05/08) que a sanção da lei nº 12.011/2009, que cria 230 novas Varas da Justiça Federal, "representa, em primeiro lugar, uma vitória do cidadão, além de um importante esforço conjunto dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo para melhorar o acesso da cidadania à Justiça". Ele destacou o trabalho fundamental do Conselho da Justiça Federal, órgão do STJ que elaborou a proposta e a encaminhou à apreciação dos congressistas, e cumprimentou também a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) pelo decidido apoio à criação das novas Varas.

    Para o presidente do STJ, as 230 Varas Federais criadas serão basicamente destinadas à melhoria de acesso do cidadão, "atendendo de forma mais rápida e efetiva as demandas, notadamente nos Juizados Especiais Federais e nas Turmas Recursais da Justiça Federal".  O ministro Cesar Asfor Rocha ressaltou que "a sanção da lei 12.011 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva atenderá aos propósitos da Justiça Federal brasileira, que é de levar a justiça o mais perto possível da população que dela necessita". 

    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, agradeceu os cumprimentos do ministro Cesar Rocha pela participação da entidade nos esforços em prol da aprovação da lei que criou as novas 230 Varas Federais. Segundo observou, o presidente do STJ tem sido um interlocutor permanente dos juízes federais e um apoiador constante dos projetos de interesse da Justiça Federal. O presidente da Ajufe lamentou que o ministro Cesar Asfor Rocha não tenha podido participar da cerimônia de sanção da lei, em razão de se encontrar ausente do país. O ministro Cesar Rocha é também presidente do órgão de cúpula do Judiciário Euro-Latino-Americano, o qual reúne 41 países.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org