Curso de Processo Civil Comparado Brasil - Alemanha chega ao fim

    O Curso de Processo Civil Comparado Brasil - Alemanha terminou na noite desta sexta-feira, 02 de outubro, com uma avaliação positiva. Foram dois dias de intensos trabalhos com boa participação dos juízes Federais participantes como avaliou o coordenador do evento, Márcio Mafra. "O curso foi muito bom e serviu para acabar com a desconfiança do brasileiro de que tudo o que vem de fora é difícil. Além disso, esse curso mostrou que aprendemos muitas coisas, mas, também, passamos muito conhecimento a nossos visitantes alemães".
    Antes da solenidade de encerramento os participantes assistiram as duas últimas palestras do curso. Uma delas foi ministrada pelos professores Stürner, Kern e von Bargen, que fizeram uma breve análise sobre os principais casos da jurisprudência processual civil alemã. Com os exemplos citados pelos expositores ficou claro aos participantes que, apesar das diferenças, a espinha dorsal dos sistemas alemão e brasileiro são bastante semelhantes. O vocabulário, as categorias e conceitos do processo civil, os instrumentos processuais e recursos são muito próximos. Assim, ficou evidente que o diálogo entre os dois sistemas é possível, guardadas as devidas particularidades.
    Professor Alvaro Pérez Ragone
    A última palestra do curso ficou a cargo do Professor chileno Alvaro Pérez Ragone que falou sobre "A execução no código de processo civil chileno em perspectiva comparada com Brasil e Alemanha". De acordo com o professor, o Código de Processo Civil chileno está bem atrasado se comparado com o do Brasil e o da Alemanha.
    Pérez Ragone citou os princípios que regem a execução individual chilena, que são: o formalista, o da escrituração, o da prelação, o da distribuição orgânica funcional de competência e o da eficiência e transparência.
    Durante sua palestra o professor elogiou a qualidade do sistema de penhora online brasileiro, pois, segundo ele, trabalha de forma direta com eficiência e transparência. Para Pérez-Rogane, o Chile precisa de um sistema parecido com o brasileiro.

    Texto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org