Ajufe lança cartilha previdenciária no Rio de Janeiro

    fernando_mattos_cartilha_11_12_09

    Foi lançada na última sexta-feira (11), no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, a Cartilha de Direito Previdenciário, um guia dos direitos do cidadão junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em linguagem simples e didática, com auxílio de ilustrações. Idealizada pela diretora cultural da Ajufe, juíza Raquel Corniglion, a iniciativa tem o apoio das Organizações Globo, que tem sido parceira da Ajufe em todas as iniciativas de cunho social da entidade. A Cartilha de Direito Previdenciário está na segunda edição, com tiragem de 10 mil exemplares.

    Na solenidade de lançamento, à qual compareceram diversos juízes e desembargadores da 2ª Região, o diretor jurídico das Organizações Globo, Antonio Cláudio Ferreira Neto, afirmou que “são iniciativas como esta que dão a certeza de que o Judiciário está evoluindo, está cada vez mais consciente da necessidade de ser efetivo, de chegar à população, de ser rápido e eficaz, que é o anseio da sociedade”. Ferreira Neto disse que a parceria com a Ajufe tem dado muitas alegrias às Organizações Globo na medida lhe permitir contribuir com a evolução do Judiciário, seja em projetos como a Cartilha de Direito Previdenciário, seja no projeto da Expedição da Cidadania.

    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, contou aos presentes como teve início o contato da Associação com o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, que prontamente recebeu diretores da entidade para conhecer os projetos sociais por ela desenvolvidos. “Fomos ao Jardim Botânico e apresentamos os nossos projetos. Fomos recebidos de uma maneira muito democrática e passamos a conhecer o perfil e os princípios que norteiam as atividades das Organizações Globo. Posso dizer que vivenciamos na prática a forma democrática, transparente e o compromisso que as Organizações Globo têm com a informação e com o fortalecimento do Poder Judiciário”, afirmou Mattos.

    A juíza Raquel Corniglion, presente à solenidade, usou da palavra para, inicialmente saudar o juiz companheiro de empreitada, juiz Bruno Augusto Santos Oliveira, e dizer da importância social da cartilha. “Esta cartilha é uma forma de jurisdição preventiva. Assim como a gente investe em saúde preventiva, devemos também começar a investir em jurisdição preventiva, que é o esclarecimento do cidadão acerca dos seus direitos e deveres. Gostaria de lançar um desafio para editarmos milhares de cartilhas, que possam ser distribuídas em todo o País”, salientou. A juíza propôs um projeto mais ousado: a Constituição em formato de cartilha. “O grande guardião da Constituição é seu povo e, na medida em que seus conceitos são apropriados pelos cidadãos, ela se torna ainda mais efetiva”, concluiu Corniglion.

    Texto e fotos: Virginia Pardal

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org